sexta-feira, 22 de outubro de 2010

LOBOS

Características

lobo é um animal selvagem, mamífero, aparentado com o chacal e o cachorro doméstico. É carnívoro e pode medir até 1,60 m de comprimento, incluindo a cauda (de 45 cm), e geralmente tem 85 cm de altura. Pesa em média 50 ou 60 kg. Tem dentes muito poderosos e cauda peluda. Diferencia-se do cachorro doméstico por determinadas características dos ossos do crânio. O lobo tem os flancos finos, ossos e músculos salientes. Os olhos, brilhantes como brasas, não são dispostos horizontalmente, como os dos cães, mas em linha oblíqua. Vive em média de 16 a 20 anos, e pode correr a 45 km/h.


Habitat

Vive hoje nas regiões setentrionais da Europa, Ásia e América. O lobo raramente se isola de seu círculo familiar. Na primavera, a fêmea escolhe um abrigo, junto a uma rocha ou sob uma árvore, e aí prepara um leito de folhas e pêlos, para dar luz à seus filhotes.

Reprodução e ciclo de vida

Geralmente, o acasalamento ocorre entre os meses de janeiro e abril, quanto maior a latitude, mais tarde ele ocorre. Uma alcatéia geralmente produz uma ninhada única, salvo os companheiros reprodutores machos com uma ou mais fêmeas subordinadas. Durante a época de acasalamento, os lobos de reprodução tornam-se muito carinhosos um com o outro em antecipação do ciclo de ovulação da fêmea. A tensão aumenta à medida que cada alcatéia de lobo madura sente-se instado acasalada. Durante este tempo, a dupla líder de reprodução pode ser forçada a impedir que outros lobos se acasalem um com o outro. O período de gestação dura entre 60 e 63 dias. Os filhotes, que pesam cerca de 0,5 kg ao nascimento, são cegos, surdos e completamente dependentes de suas mães. O tamanho da ninhada média é de 5-6 crias, embora há dois registros soviéticos de ninhadas com 17 filhotes. Os filhotes residem na cova e permanesem lá por dois meses. A toca é geralmente em terreno alto perto de uma fonte de água aberta, e tem uma câmara aberta no final de um túnel subterrâneo ou encosta que pode ser de até alguns metros de comprimento. Durante este tempo, os filhotes se tornam mais independentes e acabam começando a explorar a área imediatamente fora da cova antes de vaguear gradualmente até um quilômetro de distância da mesma em cerca de cinco semanas de idade. A taxa de crescimento dos lobos são mais lentas do que o dos coiotes e cães selvagens. Eles começam a comer alimentos regurgitados após duas semanas de que se alimentam de leite, que em lobos tem menos gordura e arginina e mais proteína do que o leite canino. Por esta altura, seus dentes de leite surgem e eles estão totalmente desmamados após 10 semanas. Durante as primeiras semanas de desenvolvimento, normalmente a mãe permanece com sua ninhada sozinha, mas, eventualmente, a maioria dos membros do grupo contribuam para a criação dos filhotes, de alguma forma.

Doenças
As doenças mais comuns transportadas por lobos incluem a brucelose, febre, leptospirose, febre aftosa e carbúnculo. Os lobos são grandes anfitriões da raiva na Rússia, Irã, Afeganistão, Iraque e Índia. Embora os lobos não sejam reservatórios da doença, eles podem pegar de outras espécies. Os lobos desenvolveram um estado extremamente grave e agressivo, quando enraivecidos podem morder várias pessoas em um único ataque. Antes de uma vacina ser desenvolvida, as mordidas são quase sempre fatais. Hoje, as mordidas de lobos raivosos podem ser tratadas, mas a gravidade dos ataques dos lobos raivosos às vezes podem resultar em morte, ou uma mordida perto da cabeça fará a doença agir muito rápido para o tratamento ter efeito. Ataques raivosos tendem a se aglomerar no inverno e na primavera. Com a redução da raiva na Europa e América do Norte, poucos ataques de lobos raivosos foram registrados, embora alguns ainda ocorrem anualmente no Oriente Médio. Os lobos também carregam o coronavírus canino, sendo as infecções mais prevalentes nos meses de inverno.


Lobo Guará

Seu nome científico é Chrysocyon brachyurus. É um animal mamífero e carnívoro, e está classificado como um animal vulnerável. Família dos canídeos. Ele é o maior canídeo sul-americano, com cerca de 20 a 32 kg. Seu nome popular vem da pelagem amarelo - avermelhada. Vive em campos cerrados, e ocorre a presença do lobo-guará em alguns países da América do Sul: Brasil, Bolívia, Paraguai, Norte da Argentina e Uruguai.


Vida social

Forma grupos familiares e costuma caçar em bandos, nos quais existe hierarquia, sobretudo no inverno. É de hábitos noturnos e evita o homem. Pais e crias constituem a unidade básica do grupo, que se estabelece em um território e o defende marcando-o com urina e fezes. Os lobos têm uma estrutura social muito hierarquizada e mostram modelos de comportamento concreto para informar sua posição social de domínio ou submissão. O lobo emite um uivo muito peculiar, que é mais fácil de ser ouvido durante o acasalamento, no inverno.
O lobo é um animal predador com o qual o cão pode se hibridar; há muitas subespécies geográficas que se diferenciam em porte, pelagem e forma. Caçado devido aos estragos que provoca quando em matilhas, desapareceu de algumas regiões, mas é protegido por diversos países, como o Canadá, onde estes ajudam a controlar a multiplicação dos cervídeos.

Lobo-Cinzento

lobo-cinzento é uma das 35 espécies de mamíferos que pertencem à família dos Canídeos, na qual se incluem o coiote, o chacal, a raposa e o cachorro. Acredita-se que essa família se originou na América do Norte, durante o Eoceno. A área de distribuição do lobo-cinzento se estende pela América do Norte e pela Eurásia. Ocupa uma grande variedade de habitats, incluindo zonas montanhosas, planícies, florestas, a tundra e a taiga.

Pré-História

Na época da pré-história, havia o grande lobo do Pleistoceno - Canis dirus (cão terrível) - e tinha cerca de 2 metros de comprimento.

Classificação científica

  • Família - Canídeos
  • Ordem - Carnívoros
  • Classificado como Canis lupus

Curiosidade:


Por que os lobos uivam em noite de lua cheia?

Não é só nessas noites. O uivo é a comunicação deles, como o latido dos cães. Os lobos uivam principalmente para reunir o grupo na hora de caçar. É mais comum uivarem sob a lua cheia porque essas noites são claras e mais propícias para localizar as presas. Mas o uivo serve também para marcar território. Os lobos são capazes de reconhecer uns aos outros apenas pelo uivo. Quando dois grupos querem ocupar a mesma região, os animais deduzem o tamanho da alcatéia inimiga pela diversidade dos uivos que ela apresenta.

0 comentários:

Postar um comentário