quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ESCORPIÕES

Estava fazendo minhas unhas quando me deparei com um escorpião no chão da minha sala. Na hora tive um momento de pânico, pois apesar de pequenininhos e bonitinhos, o escorpião negro é um dos mais que preocupam.
E agora, o que fazer? Vi que ele estava pronto para atacar, de certo se assustou com um monte de gente pulando e gritando em volta dele, pois é, imaginou se ele sai correndo atrás de nós? E correm, correm muito! O escorpião é um animal invertebrado artrópode e se encaixa na classe dos aracnídeos. Me dá um medo só de pensar que tem um dentro no meu quarto, num vidrinho... Sim, eu peguei ele para estudar sobre os escorpiões, está lá, com uma baratinha que eu mesma matei e dei à ele, sem contar que além de baratas, eles comem também moscas, grilos, cupins, mutucas e aranhas. E olha que interessante, os escorpiões praticam o canibalismo, ou seja, em falta de alimento, o meu parceiro mata minha fome! É, isso mesmo...


Apesar de conseguirem grande quantidade de alimento, conseguem sobreviver apenas com 10%  da comida que necessitam, podendo ficar até 1 ano sem comer e com pouquíssima água.
As quelíceras são umas pequenas garras que saem da boca, muito afiadas por sinal, que são usadas para retirar pequenos pedaços de alimentos da sua presa e coloca-los na boca. O escorpião só digere a matéria líquida, rejeitando a matéria sólida (pêlo, exoesqueleto, etc.).


Os predadores naturais do escorpião são as lacraias, louva-deus, macacos, aranhas, quatis, sapos, lagartos, seriemas, camundongos, gaviões, corujas, galinhas, algumas formigas e como tinha dito, o próprio escorpião.
Parando para pensar, os escorpiões são sozinhos, não é? Se nem na própria espécie eles podem confiar, não têm nenhum parceiro. hehe

Reprodução

A reprodução da grande maioria das espécies é assexuada, exigindo a intervenção de machos e fêmeas. Porém, algumas espécies possuem reprodução monóica, ou seja, não exige a presença de machos. Neste processo, os óvulos não fertilizados dão origem a embriões vivos.
Os escorpiões fazem a dança do acasalamento, é, a famosa dancinha, hehe.
São vivíparos, ou seja, não põem ovos. Podem gerar de 6 a 90 filhotes e o tempo de gestação varia com a temperatura, espécie e alimentação da mãe, podendo estar entre 2 meses e 2 anos. Os filhotes nascem completamente brancos e por meio de parto, através de uma fenda genital.


Características físicas

O corpo dos escorpiões é dividido em prosomo (cefalotórax), mesossomo e metassomo.
Algumas espécies atingem dimensões da ordem dos 30 cm e chegam a capturar até pequenos vertebrados (lagartos, rãs e roedores). Os artrópodes possuem esqueleto externo (um exoesqueleto), uma estrutura dura, quitinosa, que reveste seu corpo. Os aracnídeos são artrópodes sem antenas, com quatro pares de patas torácicas e um par de palpos. Respiram por meio de filotraquéias, pulmões foliares, como páginas de um livro. Seu corpo é dividido em cefalotórax e abdômen.
Os escorpiões diferem dos outros aracnídeos por terem palpos compridos, além da característica cauda longa e perigosa. Os palpos funcionam como pinças grandes e poderosas, que podem ser usadas para segurar e dominar suas presas. São muito sensíveis ao tato e ao deslocamento do ar, devido à presença de cerdas muito longas e finas.Os escorpiões também podem possuir maior número de olhos que outros aracnídeos, algumas espécies chegando a possuir até seis pares, embora não seja comum.


Veneno e toxicidade
O ferrão do escorpião (chamado de telson), além de servir para agarrar a presa, se defender, e no acasalamento, inocula na presa um veneno. Este veneno contém uma série de substâncias cuja composição química não está bem definida, porém contém neurotoxinas, histaminas, seratonina, enzimas, inibidores de enzimas, e outras. Parece, segundo os pesquisadores, que as neurotoxinas agem sobre as células nervosas da presa, com uma certa especificidade, dependendo do tipo de animal.


É interessante saber que a toxicidade do veneno de um escorpião pode ser comparada com o tamanho de seus pedipalpos (o equivalente ao braço humano do escorpião); quanto mais robustos os pedipalpos, menos o escorpião utiliza-se do veneno para com suas presas e quanto menores eles forem, mais o veneno do escorpião pode ser letal às suas presas. 
O veneno de escorpiões do tipo Tityus serrulatus, que parece ser o veneno mais tóxico de todos os escorpiões da América do Sul, age sobre o sistema nervoso periférico dos humanos, causando dor, pontadas, aumentando a pulsação cardíaca e diminuindo a temperatura corporal. Estes sintomas, devido ao seu peso corporal, são mais acentuados em crianças, e devido às condições físicas, aos idosos. Todos os escorpiões são venenosos, porém apenas 25 espécies podem ser mortais aos humanos. Sua ferroada assemelha-se em grau de toxicidade da ferroada de uma abelha.

Apenas um recado: se aparecer na sua casa, não mate! ligue para algum laboratório especializado e eles saberão o que fazer.

4 comentários:

  1. Gostei desse seu post. tem imagens e tudo.
    Bom trabalho... ;D

    ResponderExcluir
  2. achei um no lençol de minha cama hoje, fiquei espantado pois a casa nao contem insetos de sua cadeia alimentar, entao eu capturei e guardei mas depois de umas horas eu lembrei que esses bichos numca andam sozinhos entao resolvi procurar de novo na mesma coxa de cama foi ai que a surpresa achei o outro e é da mesma especia do amarelo o mais venenoso patas amarelas e abdomem preto. queria sugestoes de combate ou de prevençao e em caso de acidentes. meu email e morenodocross@hotmail.com meu nome é izaque sou de limeira sp. aguardo respostas

    ResponderExcluir
  3. Nossa muitoo bom mesmo , tenho um trabalho para a escola e vou pegar desse site mesmo ajudooouu muitooo

    ResponderExcluir